A Oikos marcou presença, na capital santomense, na III Semana Nacional das Pescas, sob o lema, “Peixe P’ra Amanha”. Organizado pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, através da Direcção das Pescas e da Aquacultura, com o apoio da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO), o evento decorreu entre 30 de junho a 04 de julho, e pretendeu consciencializar a população sobre a importância do sector pesqueiro nacional, segurança marítima, preservação dos ecossistemas e da biodiversidade e promoção do crescimento azul sustentável.
Esta III Semana Nacional das Pescas foi inteiramente dedicada à sustentabilidade das Pescas em São Tomé e Príncipe, e abordou os cinco eixos principais: Estado dos Recursos Marinhos; Abordagem Ecossistémica às Pescas; Impactos socio-económicos e Ambientais; Actividades Relativas à Cadeia de Valor; e Coordenação, Colaboração e Parcerias.
A semana contou com uma grande diversidade de participantes e instituições entre elas as comunidades pesqueiras, pesquisadores, governo e ONGs.
Ao longo da semana foram apresentados os dados sobre recursos pesqueiros disponíveis no país, os desafios e oportunidades para a pesca no cenário atual, sempre com foco no desenvolvimento da pesca sustentável e formas de implementá-la no país.
São Tomé e Príncipe está na iminência de implementar as primeiras areas marinhas protegidas no seu território, e nesse contexto a Oikos teve a oportunidade de apresentar os seus projetos nesta área de orientar dinamizar as palestras “Importância das areas marinhas protegidas para a sustentabilidade das pescas” e “Importância dos mangais para a conservação da biodiversidade”.
A falta de recursos marinhos irá afectar prioritariamente as gerações vindouras. Neste contexto a sensibilização para a necessidade urgente de respeitar o ecossistema aquático, preservar os recursos marinhos, reforçar os mecanismos de governação das pescas e adoptar e implementar a abordagem ecossistémica às pescas (AEP) é crucial.