A Oikos está a desenvolver um projecto de recuperação de centro psicopedagógico em Cuba.
Este centro é uma referência na capital Havana, acolhendo pessoas portadoras de deficiência física e mental profunda, e oferecendo tratamento e educação de acordo com as características específicas de cada paciente. No entanto, tem graves carências ao nível das infra-estruturas base, fortemente deterioradas pelos anos e com barreiras arquitectónicas para a especificidade dos pacientes. Têm sido feitas várias reparações parciais, mas os equipamentos estão degradados e obsoletos e o estado do edifício já não permite garantir a segurança e a qualidade requeridas.
Considerando todas as limitações estruturais, optou-se pela construção de raiz de um novo edifício e seu re-equipamento.
O novo edifício terá uma área de construção de 7.430 m2 e capacidade para acolher 186 pacientes residentes, para além de ambulatório. Contará com áreas específicas para a educação e tratamento – com salas de fisioterapia, psicopedagogia, educação laboral, enfermaria e farmácia bem como com áreas lúdico-recreativas, espaços verdes e serviços auxiliares (lavandaria, costura, cozinha, dietética…). O centro funcionará também como uma unidade de referência ao nível do acompanhamento e da formação psicopedagógica para Cuba e países da região.
Veja aqui as futuras instalações em maquete 3D.
Consulte aqui mais informações sobre o projecto “Construção e equipamento do Centro Médico Psicopedagógico“.