De hoje até quarta-feira estará a acontecer o primeiro Workshop Nacional de Indústrias Criativas em Cuba.
Esta iniciativa é organizada através de um trabalho continuado entre a Oficina del Historiador de Camagüey, CARE e Oikos que pretende a dinamização da vida cultural de Camagüey como forma de promover o desenvolvimento socioeconómico local, reforçando o seu património, revitalizando e dinamizando os espaços públicos do centro histórico.
O workshop será realizado online, por força da pandemia, mas incluirá algumas ações presenciais. Contará com a participação de especialistas internacionais, especialistas da Red de Oficinas del Historiador y Conservador das ciudades patrimoniais de Cuba, coordenadores de experiências nacionais e Organizações e líders de projetos locais.
Terá ainda a participação da União Europeia.
Internacionalmente, as indústrias criativas em alguns países são uma das linhas que mais contribuem para o produto interno bruto e há exemplos notáveis na América Latina, incluindo cidades da Colômbia e do Panamá.
Através da implementação deste projeto, acreditamos que a cultura, o resgate das tradições, a criatividade e a participação cidadã, têm um enorme potencial de desenvolvimento territorial.
O projeto “Indústrias Criativas – uma contribuição para a gestão da riqueza e desenvolvimento sócio-económico local em Camagüey” é um projeto com financiamento da União Europeia e Camões, I.P.
Foto:ACN Por Fidel Alejandro Manzanares