O fim do projeto foi assinalado com um grande evento de encerramento realizado em Braga, reunindo pessoas interessadas na temática e curiosas para conhecer os resultados da intervenção.
Este projeto foi a prova que a Educação pela Arte é uma excelente forma de motivar os jovens e envolvê-los nas tarefas, fomentando o seu espírito crítico e responsabilizando-os pela realização de ações concretas, como foi o caso da criação e apresentação pública, em contexto escolar e junto do público em geral/sociedade civil, de produtos artísticos sobre Direitos Humanos. Esta abordagem fê-los sentir comprometidos com a defesa dos seus direitos e com a necessidade de serem alterados comportamentos.
É com muito agrado que partilhamos alguns dos principais resultados do projeto Humaniz(Arte):
– 57 Ações de sensibilização sobre Direitos Humanos realizadas em escolas, com uma abrangência de 1896 alunos e abordando temas como igualdade de género, bullying, racismo e xenofobia, e tráfico de seres humanos.
– 40 Docentes capacitados através do Curso Formativo certificado Cidadania e Desenvolvimento: o domínio dos Direitos Humanos na Escola.
– 23 Campanhas de sensibilização sobre Direitos Humanos dinamizadas nas escolas do distrito de Braga, com o envolvimento direto de 1054 alunos e 86 professores, que juntos criaram 93 microfilmes, 111 cartazes e 43 folhetos.
– 68 Técnicos de diferentes Organizações da Sociedade Civil formados através de ações de curta duração, ficando mais habilitados para implementar iniciativas no âmbito dos Direitos Humanos junto dos públicos com quem trabalham.
– 4 Workshops informativos sobre Direitos humanos realizados, envolvendo no total 83 jovens, que ficaram sensibilizados sobre qual o papel dos jovens na promoção dos Direitos Humanos, nomeadamente através da arte e informados acerca da importância de trabalhar esta temática em contexto associativo juvenil.
– 3 Oficinas de Expressão Artística dinamizadas, que culminaram com a apresentação pública à sociedade civil bracarense, de 3 produtos artísticos sobre Direitos Humanos: uma exposição fotográfica Direitos Humanos pelo olhar dos jovens de hoje; uma peça de Teatro Raíz:Medo; e um espetáculo performativo musical (Re)Think Human Rights.
Tendo a Oikos Braga superado todos os resultados esperados, terminamos este projeto com a certeza que os frutos deixados nestes jovens irão contribuir em muito para se tornarem cidadãos conscientes e ativos, e que serão eles os futuros impulsionares da mudança na nossa sociedade!
Todos os produtos poderão ser visualizados no Blog do projeto, em https://humanizarte-oikos.blogs.sapo.pt
O projeto Humaniz(Arte) promovido pela Oikos, é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s– Active Citizens Fund/EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e gerido pelo Consórcio Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto. Está a ser desenvolvido em parceria com: Câmara Municipal de Braga, Centro de Formação Sá de Miranda, e InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica de Braga, EM /Centro de Juventude de Braga.