Fortalecimento institucional municipal para a promoção do desenvolvimento sustentável em Pespire
Pretendemos reforçar a capacidade institucional municipal para promover maior desenvolvimento e melhorar os serviços prestados à comunidade.
O Município de Pespire, nas Honduras, enfrenta alguns problemas que dificultam o bom trabalho da municipalidade. A falta de sistemas eficientes e funcionais de recolha de fundos, e a sua gestão, dependem da transferência do governo central e de contribuições derivadas do pagamento de serviços.
Para além disso, os municípios não dispõem de capacidades para a gestão de operações administrativas e contabilísticas, e os procedimentos e ferramentas em uso atualmente são bastante rudimentares, fazendo com que os processos sejam poucos ágeis, efetivos e transparentes.
Como consequência, nota-se igualmente uma debilidade na gestão ambiental, uma vez que a municipalidade não conta com recursos humanos capacitados para desenvolver processos de formação, capacitação, definição de áreas de intervenção e com um sistema operacional (contabilístico e administrativo) para a gestão da colecta dos desperdícios sólidos.
Este projecto surgiu no seguimento de uma iniciativa anterior realizada pela Oikos neste município e procurou colaborar com o fortalecimento da capacidade institucional operacional e técnica do Governo Municipal de Pespire, para atuar como promotor de desenvolvimento e melhorar os serviços dirigidos à comunidade.
Pretendeu-se ainda contribuir para uma boa gestão ambiental do Município, e promover uma maior participação da sociedade civil na tomada de decisões do governo local. Desta forma, contribuiu-se para a redução da pobreza através de um desenvolvimento sustentável.
Localidade: Pespire
Quando: 2011-2012
Financiamento: 123 587 €
Beneficiários: 28 000 pessoas