Países

Honduras – Oikos promove desenvolvimento local e sustentável nas Honduras

Comunicado de Imprensa Oikos
01/10/2010

Criação de micro-indústrias permite o aumento do rendimento familiar das comunidades beneficiárias.

 

As Honduras encontram-se entre os países com baixos índices de desenvolvimento humano. Uma vez que as populações mais vulneráveis são as que sobrevivem de recursos naturais, esta situação de pobreza está muito vinculada à problemática da desflorestação dos bosques, degradação dos solos e água. E é justamente esta a realidade que afecta as comunidades que beneficiam deste projecto.

 

Com a criação de micro-indústrias do sector agro-alimentar, o projecto visa a redução da pobreza através do aumento do rendimento familiar das comunidades, com o desenvolvimento de novas actividades comerciais, que ainda não haviam sido exploradas, e que possam gerar receitas e empregos mais sustentáveis. Neste sentido, estes “novos negócios” procuram desenvolver uma gestão racional dos recursos naturais existentes, como também cultivos alternativos.

Um bom exemplo é a Confeitaria “La Colmena” em El Carrizal, que permitiu a formação e criação de empregos para mulheres desta comunidade, como também a realização de intercâmbios para troca de experiência com outras micro-agro-indústrias, para o desenvolvimento de estratégias de comercialização e elaboração de novos produtos.

 

Sustentabilidade

 

O projecto “Cadeias produtivas e gestão sustentável dos recursos naturais de Pespire” tem ainda uma componente ambiental, cuja actividade maior é a construção de um aterro sanitário para a correcta deposição do lixo, de modo a minimizar o impacto da contaminação ambiental rural e urbana naquela região. Além disso, são desenvolvidas também outras actividades como campanhas de limpeza urbana com a população, sensibilização ambiental nas escolas, colocação de cestos de lixo em escolas e na cidade.

 

Entre as actividades que visam uma agricultura sustentável, foram criadas 300 hortas familiares com sistemas de rega e estratégias alternativas para o controlo de pragas, com a capacitação dos agricultores locais nestas temáticas e participação activa das mulheres em todas as acções desenvolvidas.

 

Este projecto tem como parceiro local a ADEPES – Asociación de Desarrollo Pespirense, e é financiado pela Comissão Europeia e Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

A Oikos nas Honduras

 

Durante os anos 1994 a 1996, a Oikos trabalhou em parceria com Organizações locais nas Honduras, em especial da comunidade Garífona (afrodesecentes). Em 1998 estabeleceu uma Representação permanente neste país, para implementação de vários projectos de acção humanitária em resposta ao Furacão Mitch, onde continua até hoje promovendo a melhoria das condições de vida essencialmente das populações rurais e indígenas.

 

Sobre a Oikos

 

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto

 

Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.

Contacto para mais informações
Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação


comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37

Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas,

Oeiras – Portugal


Tel. +351 21 882 3630

Fax. +351 21 882 3635

www.oikos.pt
Siga-nos no Facebook


Subscreva a Newsletter da Oikos