No passado Domingo, dia 14 de Agosto, estiveram 52.000 pessoas no Estádio de Alvalade, 15.000 das quais com uma pulseira branca!
O vocalista da banda, Bono fez várias referências à campanha Pobreza Zero e mostrou orgulhosamente a Ordem da Liberdade que o Presidente Jorge Sampaio atribuiu à banda nessa tarde. “A partir de hoje somos portugueses!” – disse.
Bono falou várias vezes a propósito da luta contra a pobreza: “Conversámos com o presidente Sampaio e pedimos-lhe que passasse a mensagem ao primeiro ministro Sócrates, que queremos que Portugal lidere, e não apenas siga, a luta contra a pobreza extrema em África”
Ainda durante o concerto, Bono introduzui a canção ONE com uma mensagem clara: “Este governo fará o que lhe dissermos para fazer. As vossas vozes juntas vão convencer o Primeiro Ministro José Sócrates a tomar decisões importantes na luta contra a pobreza”.
Durante a cerimónia de condecoração os quatro membros da banda colocaram uma pulseira branca – www.pobrezazero.org – no pulso e disseram estar muito impressionados com a forma como foram recebidos e como a campanha em Portugal está a crescer.
O Presidente da República Jorge Sampaio também colocou uma pulseira da campanha Pobreza Zero no pulso e pediu os três desejos: mais e melhor ajuda, perdão da dívida externa dos países mais pobres e um comércio internacional mais justo.
Bono é um activista na luta contra a pobreza, tendo aderido à campanha internacional e criado, juntamente com Bob Geldof, a Fundação DATA, sedeada no Reino Unido.