A Oikos recebeu uma menção honrosa na vertente sustentabilidade alimentar pelo projeto SmartFarmer, atribuída pelo Food & Nutrition Awards. É uma distinção que muito nos orgulha e que simboliza o reconhecimento externo da importância e utilizadade desta plataforma.
Os vencedores foram conhecidos no Dia Internacional da Alimentação, na 8ª edição do Food & Nutrition Awards.
INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, Universidade do Minho – Oficial, Nutriciência, Nacional e Continente foram os vencedores.
As Menções Honrosas foram entregues ao Instituto Superior de Agronomia, Grow to Green, ITAU – Instituto Técnico de Alimentação Humana S.A. (Grupo Trivalor), Lidl Portugal, Arrábidamel, VeganChee, Casa do Bosque, Daniela Costa, Município de Arouca e Oikos – Cooperação e Desenvolvimento.
O prémio FNA-ANI foi entregue ao projeto River Rice Sugar, do Instituto Superior de Agronomia.
Saiba mais sobre todos os premiados.
Sobre o SmartFarmer…
é uma ferramenta para comércio eletrónico, criada pela Oikos, com funcionalidades destinadas a promover e a dinamizar os circuitos curtos agroalimentares.
O projeto visa a aproximação entre o produtor agrícola local e o consumidor reduzindo ao mínimo os intermediários na cadeia de valor.
Desenvolvido em setembro de 2016, este projeto funciona numa lógica de círculos concêntricos: o produto ou serviço procurado por um consumidor vai ser localizado por georreferenciação do mais perto ao mais longe, em relação ao consumidor. Assim, permite vendas de grandes quantidades por agregação de oferta e procura, contratação pública, leilões, doações e entregas.
O SmartFarmer pretende promover a economia rural em Portugal, combater o desperdício alimentar na produção, reduzir a insegurança alimentar das famílias portuguesas e conferir eficácia ao sistema atual de combate à insegurança alimentar.