Exposições

Exposição “Paraísos Imaginados”

Exposição fotográfica composta de 50 quadros sobre a história das plantas que originam as drogas. Adaptação para Portugal do original francês, “Jardineiros dos Paraísos Artificiais”, realizado pelo Observatório Geopolítico das Drogas.



 

Destinatários

Crianças dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário.

 

Aluguer

€ 25

 

Objectivos

A droga, a sua produção, tráfego e consumo, constitui neste princípio de século a pedra de toque das angústias e inquietações em que se agitam as sociedades contemporâneas. Perdida a segurança que a certeza das ideologias e a generosidade das promessas proporcionavam, a evasão, feita viagem ou indiferença, buscou na traça de prazeres e sabores imemoriais uma compensação frívola, embora apetecível, para as amarguras do tempo e as interrogações sem resposta, que atormentam os espíritos e debilitam as vontades.

A droga chegou, e directa ou indirectamente invadiu tudo e todos da forma mais capciosa e agressiva, escondendo sob o manto enganador do prazer e do sonho, o germe de dependência e morte de que é também portadora. Poucos anos bastaram para que se impusesse o estendal de dor que cobre as sociedades nos eu todo e a palavra droga se transformasse em sinónimo de morte e inferno.



 

Milhares de energias se mobilizam diariamente para estudar o fenómeno, para policiar as ilegalidades, para curar os doentes, para reintegrar os marginalizados, para discutir propostas e soluções para tão ameaçante flagelo. O esforço despendido é muito, a resistência é talvez ainda maior… E entretanto, há caminhos de pesquisa e de entendimento que não foram ainda suficientemente percorridos, marcados que estão dos insondáveis segredos da natureza e dos desígnios da história. Tentar conhecer e penetrar uns e outros, trará ao olhar contemporâneo sobre a droga um outro reflexo, e à consciência do homem de hoje uma dimensão assumida, porque mais universal, da sua responsabilidade.
Ao serviço deste olhar coloca-se a Oikos ao trazer a Portugal a exposição “Paraísos Imaginados” que gentilmente lhe foi cedida pela ONG francesa afim Observatoire Geopolitique des Drogues e com o apoio financeiro da Comissão da União Europeia. Fazendo-o, a Oikos oferece aos visitantes e à opinião pública em geral, elementos de informação que rasgando horizontes na história nem por isso deixam de ser fecundos em interrogações novas, portadoras quiçá de propostas e respostas inovadoras.
Esta é a intenção da Oikos. É a nossa forma de colaborar na leitura e no trato de uma situação de que ninguém se pode alhear.

Esta exposição fotográfica é composta por 50 quadros sobre a história das plantas que originam as drogas e foi adaptada para Portugal pelo Observatório Geopolítico das Drogas a partir do original francês, “Jardineiros dos Paraísos Artificiais”.

 

Qualquer informação complementar deverá ser pedida para:
 
Oikos – Cooperação e Desenvolvimento
A/C: José Luis Monteiro ou Cristina Peixinho
Rua Visconde Moreira de Rey 37


2790-447 Linda a Pastora, Queijas


Tel. 21 882 36 30 fax: 21 882 36 35


E-mail: ecg@oikos.pt


Outras exposições disponíveis na Oikos