Esta exposição, denominada “Direitos Humanos pelo olhar dos Jovens de hoje” pretende consciencializar a sociedade civil sobre a sua responsabilidade ao nível da defesa e promoção dos Direitos Humanos, alertando e sensibilizando para situações e comportamentos que os violam. É composta por um conjunto de fotografias e fotografias ilustradas produzidas por um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, que participaram na Oficina de Artes Gráficas implementada no âmbito do projeto Humaniz(Arte) promovido pela Oikos.
Esta oficina teve como propósito mobilizar os jovens para intervir ao nível da defesa dos Direitos Humanos através da conceção e apresentação pública de um produto artístico (Exposição fotográfica) representativo das suas reflexões e preocupações. A Oficina de Artes Gráficas foi dinamizada por monitoras pertencentes à Plataforma do Pandemónio que, ao longo de várias sessões de trabalho, orientaram os jovens na conceção de um produto artístico, desde a fase de reflexão e discussão sobre a temática dos Direitos Humanos até ao desenvolvimento e aplicação de conhecimentos técnicos nas áreas artísticas da fotografia e da ilustração, fundamentais para a criação dos produtos finais.
A Exposição “Direitos Humanos pelo olhar dos Jovens de hoje” estará patente nas instalações da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga) até 31 de Dezembro de 2022.
Venha visitar!
Este é um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s – Active Citizens Fund/EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e gerido pelo Consórcio Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto. Está a ser desenvolvido em parceria com: Câmara Municipal de Braga, Centro de Formação Sá de Miranda, e InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica de Braga, EM /Centro de Juventude de Braga.