Mais de 3 anos após a trágica passagem dos ciclones Idai e Kenneth, pelo centro e norte de Moçambique, é tempo de fazer o balanço e apresentar os resultados da intervenção dos 5 consórcios de ONGD portuguesas liderados por Apoiar, FEC, Health4Moz, Helpo e Oikos.
Em estreita articulação com autoridades, parceiros e comunidades locais, os projetos em áreas de saúde, educação e segurança alimentar, apoiaram a recuperação e reconstrução das regiões moçambicanas mais afetadas por estas catástrofes.
Esta intervenção foi desencadeada pelo Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique, criado pelo Governo Português, através do Camões, I.P., tendo em vista conciliar disponibilidades do setor público e privado para contribuir financeiramente para o auxílio às vítimas.
Também porque esta conjugação de esforços e vontades do setor público e privado é essencial para a atuação das ONG, pretende-se que este seja um evento com capacidade de olhar para o presente e para o futuro desta colaboração. Como tal, será apresentada uma mesa-redonda subordinada a “Empresas e ONGD: Parceiros para o Desenvolvimento”, onde se pretende refletir sobre o papel e a articulação entre as ONG e as empresas nas áreas da emergência humanitária e da cooperação para o desenvolvimento. Moderação de Paula Borges, jornalista RTP África.
(Alguns nomes em confirmação)
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.
INSCREVA-SE