Continuamos focados na construção de 20 escolas para as crianças moçambicanas que verão as suas condições de aprendizagem melhoradas. Várias são as tarefas dos trabalhadores que vivem nas comunidades envolventes e que contribuem diariamente para este fim. Entre produzir os vários tijolos, criar as estruturas, fazer os acabamentos e colocar telhados e janelas, são vários os desafios ultrapassados com o maior empenho e motivação por todos.
Sabia que… existe uma cerimónia tradicional para a produção e queima dos tijolos? Estes são adquiridos localmente, queimados, e depois usados para o preenchimento de paredes. Mas antes da produção e queima dos mesmos, os líderes locais fazem uma cerimónia com o fim de proteger as pessoas que se envolvem na produção e para que o trabalho corra bem. Sendo um trabalho que envolve terra e fogo, as comunidades pedem permissão e proteção aos seus antepassados e alegam que dessa forma os tijolos saem inteiros, sem nenhuma quebra ou defeito.
Esta iniciativa é levada a cabo pelo GRP – Gorongosa Restoration Project e conta com financiamento da USAID, sendo a Oikos o parceiro implementador do projeto.