Vida Sustentável

Espetáculo “Teatralamidade – Jovens na cena das calamidades”, em Moçambique

Neste vídeo pode ver uma das principais iniciativas desenvolvidas no projeto Reforço da comunicação de base comunitária para preparação de desastres e redução de risco, em que se utiliza do papel que o Teatro e os jovens podem desempenhar na educação e comunicação, através de oficinas de “Teatro-fórum”. 

 

Como resultado, desenvolveu-se o espetáculo “Teatralamidade – Jovens na cena das calamidades”, tendo em vista ações de fortalecimento da capacidade de comunicação comunitária e participação juvenil na mitigação dos efeitos dos desastres, conferindo técnicas teatrais que promovam a circulação e partilha de conhecimento sobre os desastres a nível da comunidade.

 

Gostei muito da formação. Motivou-me muito e foi uma coisa que eu não esperava, e as crianças também comportaram-se bem conosco, ouviram bem o que vínhamos fazer“, afirmou uma das beneficiárias, sobre as atividades ligadas ao “Teatro-fórum”, uma das principais iniciativas do projeto.

 

Depois de ter apresentado, procuramos saber se aquele problema acontece ou não“, comentou outra participante das oficinas de teatro.

 

A capacitação não é o fim, mas sim o começo para vocês terem ferramentas para fazerem o que tem que fazer nas suas comunidades, e passarem tudo o que aprenderam aqui“, Júlio Maholele, técnico de projeto da Oikos.

 

Desenvolvido entre 2008 e 2009, o projeto teve como objetivo geral criar um incentivo de modo a que os jovens participassem de forma ativa na redução dos riscos de desastres nas suas zonas, assim como criar mecanismos por forma a incentivar o empreendedorismo social e económico por parte dos mesmos, de modo a que se sentissem parte da resposta aos problemas enfrentados pelas suas comunidades.