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Escolas de Campo para jovens Agricultores na Colômbia

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Versão em espanhol 

Com o objetivo de fortalecer o conhecimento dos jovens em suas formas de produção, desde maio de 2022, o projeto Junt@s realizou 50 Escolas de Campo para Agricultores (ECAS), 5 para cada organização em Buesaco, San Lorenzo, Taminango e Tumaco.

Nestas 50 atividades participaram um total de 282 jovens. O projeto prevê a realização de mais 40 ECAS, 4 para cada associação de jovens até dezembro de 2022.

No desenvolvimento das Escolas de Campo foi oferecida assistência técnica personalizada e foram abordados três temas principais: produção primária (cultivo), pós-colheita e processamento, comercialização e sustentabilidade ambiental.

Para a realização destas escolas, em cada município, foi considerada a disponibilidade de recursos básicos nas unidades produtivas individuais e coletivas, a identificação de deficiências dentro da cadeia de valor para o produto escolhido por cada organização, o planeamento técnico dos projetos associativos , a formulação, execução e implementação do plano de negócios, gestão ambiental para as atividades da cadeia de valor e comercialização.

 

 As escolas de campo foram lideradas pelos 9 técnicos produtivos do projeto que permanecem no campo com os jovens e as suas Organizações. Foram realizadas 2 sessões focadas em mulheres rurais, 2 sessões sobre cultura regional e/ou comunidades étnicas, 2 sessões com foco ambiental, 2 sessões de comunicação e 1 sessão de monitoria e avaliação.

Com este tipo de atividades e acompanhamento nos territórios, a União Européia e o Instituto Camões, juntamente com a Oikos Colombia e a Agência de Desenvolvimento Local de Nariño, trabalham para melhorar a qualidade de vida das comunidades como um compromisso com a sociedade civil do departamento. de Narino.

 

O que são as Escolas de Campo do Agricultor, ECAS?

As Escolas de Campo para Agricultores, ECAS, é uma metodologia criada pela FAO como estratégia de formação sobre produção agrícola e na Colômbia incorpora a componente social e empresarial baseada em questões técnicas específicas que permitem a formação de agricultores.

O ECAS visa complementar a assistência técnica individual dos agricultores a partir da participação e construção coletiva do conhecimento e do processo de autoaprendizagem.

Este tipo de metodologia promove o trabalho associativo e a gestão de empreendimentos cooperativos para o bem do negócio, facilita a eficiência das equipas técnicas, programando as ações de forma mais eficiente.

 

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