Alexandra Lenton, técnica de Avaliação e Monitorização da Oikos fez uma avaliação interna na Nicarágua com o parceiro CIDEA a propósito do projecto realizado em conjunto “Implementação de sistemas de certificação para pequenos produtores de camarão, pescadores artesanais e extractores de conchas“.
Desta vez não foi feita uma avaliação do projecto em si, mas sim da equipa de trabalho, envolvendo todos os níveis de gestão: a equipa técnica, coordenação e direcção.
Os objectivos da avaliação interna incluíam avaliar as concretizações do projecto, a sua implementação, as operações e os desafios enfrentados pelos técnicos enquanto equipa, retirando os modelos aprendidos e melhorando as práticas e a gestão.
A abertura e a vontade da equipa em continuar a aprender e melhorar foi a chave para o sucesso da avaliação interna, durante a qual se retiraram os sucessos, desafios, e recomendações para o futuro. No final, não só a Oikos se congratula de ter partilhado do sucesso deste encontro, como também toda a equipa técnica reconheceu ser um óptimo exercício anual para melhorar a dinâmica, eficácia e eficiência a todos os níveis.