Notícias

Empreendimentos de jovens colombianos continuam em expansão, em Buesaco

Com o apoio da Oikos, jovens entre os 17 e os 30 anos começam a concretizar as suas ideias de negócio, podendo assim iniciar a sua vida como empreendedores e contribuindo desta forma para o desenvolvimento das suas comunidades.

Desde o início de 2024 que a Oikos tem fornecido equipamentos e materiais para que cada organização implemente a sua iniciativa económica, para além de oferecermos formação técnica gratuita com o apoio da organização SENA Nariño.

Em Buesaco, fortalecemos a Associação Agropecuaria El Bordoncillo com a implementação de um sistema silvipastoril: uma prática sustentável que consiste na criação de gado em ambientes florestais, beneficiando assim o ambiente, os animais e os produtores. Os jovens da associação estão, através deste sistema, a reforçar a alimentação do gado, a aumentar a produção de leite e, paralelamente, a contribuir para a sustentabilidade ambiental. Além disso, graças aos acordos estabelecidos com organizações locais, foi possível entregar mais de 3.000 mudas de árvores nativas para plantar nas fazendas dos jovens.

No mesmo município, apoiamos a Asociación Ecobuesaco que foi implementado o cultivo de sementes Sacha Inchi, das quais os jovens fizeram as primeiras colheitas. Adicionalmente, desenvolve-se a diversificação de vegetais e plantas aromáticas, permitindo aos jovens aproveitar a terra e obter recursos extra. Nesta iniciativa foi instalado um sistema de rega com painel solar e, muito em breve, será instalada uma estufa.

“Estamos a apoiar os jovens para que criem negócios nos seus municípios, e assim permaneçam nos mesmos, com as ferramentas e os recursos financeiros necessários”, refere César Mora, coordenador do projeto e representante da Oikos na Colômbia.

O projeto Junt@s, desenvolve algumas atividades em parceria com o SENA Nariño e é financiado pela Comissão Europeia e Instituto Camões.