Um dos principais frutos do projecto “Participação, cidadania e acesso a emprego para jovens”, em El Salvador, no âmbito das “Iniciativas Económicas Juvenis”, foi a criação da Rede Juvenil “Torogoz”.
A Rede pretende promover a participação activa d@s jovens no desenvolvimento das zonas rurais – municípios de Guaymango e Jujutla -, através da criação de novas oportunidades de emprego e actividades económicas, auto-geridas por redes de juventude. O objectivo é que @s jovens possam encarar o desenvolvimento rural como uma alternativa viável, diminuindo assim o êxodo para as cidades ou mesmo para outros países.
Ambos os municípios têm problemas comuns de pobreza, má distribuição de recursos, dificuldade no acesso à saúde e educação, desemprego juvenil e baixa escolarização.
Assim, a criação das redes juvenis e das micro-empresas geridas pel@s jovens pretendem potenciar o mercado de trabalho nesta região e a criação de raízes locais. Conheça a Rede Juvenil Torogoz: www.jovenesparticipando.org
Iniciativas Económicas Juvenis – Criação de micro-empresas
As acções desenvolvidas no âmbito da promoção de “Iniciativas Económicas Juvenis” procuraram promover o empreendedorismo entre jovens dos 18 aos 28 anos.
Desde o início deste projecto estimulou-se o acesso ao emprego com um enfoque no trabalho juvenil, sendo os jovens os próprios proprietários das suas micro-empresas. O benefício é alargado às comunidades em que vivem pois os novos negócios tornam-se fontes de emprego local.
O estabelecimento destas micro-empresas deu-se em três fases:
1) Identificação – d@s jovens que cumpriam os requisitos (idade, situação económica e familiar, entre outros)
2) Selecção – elaboraram-se as propostas de novos negócios e, após avaliação, 17 foram seleccionadas como beneficiárias;
3) Seguimento – foram equipadas e inauguradas as micro-empresas, bem como feitos workshops de fortalecimento das capacidades d@s jovens, realizando-se oficinas de desenvolvimento de capacitação em administração, produção, finanças e comercialização. O objectivo foi gerar capacidades n@s jovens micro-empresári@s para que pudessem gerir de forma autónoma os seus negócios.
O projecto ficou agora concluído com o estabelecimento de 11 micro-empresas: Serigrafía El Sol; Cultivo de Yuca El Regadío; Producción de Tilapia Pecera Las Vegas; Granjas de pollos de engorde La Granjit; e La Campesina, no município de Guaymango. No município de Jujutla, constituíram-se Mini BazarXochitzualt; Panaderías Hermanos Vicente y El Naranjal; Elaboración de jabón para lavar ropa Castillo; CiberSpace; Sala de Belleza Fashion; e Dulces de Coco Marbellas.
A 2 de Junho de 2011 foi assinada uma carta compromisso para que as micro-empresas continuem a existir após o término do projecto, através do trabalho conjunto e apoio das câmaras municipais e da Rede Juvenil “Torogoz”.
Visualize abaixo um vídeo com jovens beneficiários a apresentar algumas das micro-empresas, e diversas actividades onde puderam participar como a primeira Feira de Jovens Empreendedores e Empreendedoras nos municípios de Guaymango e Jujutla, realizada em Outubro e Novembro de 2010.
No vídeo, Paolo Fattori, Coordenador da Rede Juvenil Torogoz, reforça que a ideia central do projecto, “Criação da Cidadania”, é parte de um processo amplo, largo e complexo, que procurou fazer com que @s jovens descubrissem as capacidades que já tinham, e que incluia: Desenvolvimento económico, através da profissionalização e criação das micro-empresas, sendo esta a base para ser um cidadão livre; Desenvolvimento da consciência política, através de uma cidadania activa para que participem e trabalhem em conjunto em organizações que @s representem, incidindo assim nas políticas locais e nacionais; Desenvolvimento Humano e Cultural, através de oficinas culturais diversas e formações em auto-estima, sendo este o primeiro ponto a ser trabalhado, para que a partir disso possa existir maior desenvolvimento económico e político.