Notícias

Embaixada de Portugal visita projetos implementados pela Oikos na Colômbia

No início deste mês, Nuno Vaz, Conselheiro de Cooperação Internacional da Embaixada de Portugal na Colômbia, visitou dois projetos que estão a ser implementados no departamento de Nariño com financiamento do Instituto Camões, I.P. e da União Europeia.

O diplomata visitou beneficiários do Projecto AYMURAY, que está a ser implementado em seis aldeias do distrito de Rosal del Monte, no município de Buesaco, que tem por fim reforçar as práticas de segurança alimentar em 80 famílias locais. Para tal, os beneficiários do projeto AYMURAY recebem assistência técnica personalizada para melhorar as suas práticas de segurança alimentar, fortalecendo as hortas caseiras, produzindo ovos e cultivando uma variedade de alimentos que irão melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, o projeto tem uma componente ambiental focada na agroecologia, que é implementada com assistência técnica contínua e apoio prestado no local pela equipa técnica da Oikos.

Nuno Vaz visitou também seis dos dez negócios do projeto “Junt@s”, que está a ser implementado com co-financiamento da cooperação portuguesa e da União Europeia. O diplomata conheceu a experiência de implementação de sistemas silvopastoris e de criação de uma fábrica de processamento de lacticínios pela Associação El Bordoncillo, econheceu também os empreendimentos de cultivo de Sacha Inchi, tomate e ovos da Associação Ecobuesaco, ambos localizados no município de Buesaco.

Nuno Vaz visitou ainda o município de Tumaco, onde conheceu a implementação de projetos de transformação do cacau por três associações do Projeto Junt@s: a Associação Comité Juvenil Afrouvara do distrito de San Luis Robles, a Associação Juvenil Construindo o Futuro do distrito de Piñal Salado, a Associação Fundeiopacifico do distrito de Buchely e a Associação Asopazcifico localizada no quilómetro 28.

Esta visita do Conselheiro de Cooperação Internacional da Embaixada de Portugal na Colômbia permitiu reconhecer o valioso contributo dos recursos para o reforço do empreendedorismo e das iniciativas económicas dos jovens, o impacto económico e social que gerou nos seus territórios e o reforço da segurança alimentar de 80 famílias rurais que estão a reforçar os seus hábitos alimentares para alcançarem uma vida melhor e fortalecerem a sua resiliência às alterações climáticas.

A presença da Cooperação Portuguesa e da Oikos proporcionou uma tremenda oportunidade a centenas de jovens e famílias rurais, que viram mudanças significativas nas suas vidas graças à intervenção e às ações destes grandes projetos no departamento de Nariño.