
Juventude diversa pela paz, participação e direitos
Pretendemos incrementar a participação significativa das juventudes organizadas e diversas nos processos de diálogo social e político para a Consolidação da Paz, a promoção dos Direitos Humanos e a igualdade de género, em El Salvador.
O projeto surge como resposta à exclusão e marginalização vividas por juventudes diversas em El Salvador, incluindo mulheres, jovens LGBTQIA+ e outros grupos vulneráveis, no acesso a espaços de diálogo social e político.
A proposta foi construída com base num processo participativo que envolveu grupos focais, inquéritos online e consultas com organizações locais, permitindo identificar obstáculos como a violência baseada no género, estigmatização, desigualdade de oportunidades e ausência de representatividade.
Nesse sentido, iremos promover a participação dessas juventudes nos processos de consolidação da paz, promoção dos direitos humanos e igualdade de género, alinhando todas as atividades de acordo com os pilares da Resolução 2250 do Conselho de Segurança da ONU: Participação, Proteção, Prevenção e Colaboração.
Ao longo dos anos, iremos então:
- Fortalecer as capacidades de mulheres e pessoas LGBTQIA+, com foco na formação, liderança e construção de agendas programáticas inclusivas e autónomas.
- Criar espaços seguros e livres de violência de género, com ações ajustadas às especificidades de cada grupo e com base numa perspetiva de justiça de género.
- Promover o diálogo social, centrado na igualdade de género e no protagonismo juvenil, especialmente de mulheres jovens e pessoas LGBTQIA+.
- Estimular a participação política das juventudes, com iniciativas de análise, escuta ativa e construção de propostas a partir das suas próprias vivências.
Quando: JUL 2024 - JUN 2026
Orçamento: 1 400 000 €
Beneficiários: 52 organizações juvenis