Jovens organizados defendendo os seus direitos
Este projeto vai aumentar as capacidades d@s jovens, Organizações e redes defensoras de Direitos Humanos para uma defesa segura, acompanhamento, denúncia, incidência e promoção dos direitos dos jovens mais vulneráveis de El Salvador.
Este país mantém um dos índices de violência mais elevados na América Latina, vê os seus jovens como as principais vítimas, aqueles que sofrem todos os dias ameaças, agressões, discriminação e violência letal.
Os jovens encontram-se imersos no olhar do público como protagonistas de violência, vítimas de uma forte estigmatização e o principal alvo de recrutamento de gangues; no tema penal, observa-se uma tendência crescente no número de condenações dentro do sistema penal juvenil.
A situação de vulnerabilidade e violações dos direitos sexuais também é um fenómeno crescente na sociedade de El Salvador. Esta realidade obriga as juventudes a atuar e defender os seus DH. As pessoas defensoras de DH são estigmatizadas, marginalizadas, perseguidas e até assassinadas, principalmente os/as jovens. Em todo o país, com diferentes níveis organizacionais, e diferentes agendas os jovens formam grupos de articulação e apoio para defender os seus Direitos Humanos.
Quando: 2020-2022
Financiamento: 600.695 €
Beneficiários: 898 jovens