Cidadania promovendo a boa governança das políticas de segurança na mudança de governo

O projeto vem influenciar a melhoria das políticas nacionais de segurança pública, no âmbito do ciclo eleitoral e da gestão do novo governo central 2019-2024, contribuindo assim para a redução da vulnerabilidade social à violência em El Salvador.

A insegurança cidadã tem raízes estruturais na desigualdade e na exclusão social, na redução do Estado e do investimento social (público e privado) e na falta de oportunidades para o pleno desenvolvimento dos jovens; sendo a causa e consequência de uma violação histórica e sistemática dos Direitos Humanos do Estado. Os gangues encontraram raízes onde havia pouca presença do Estado, déficit de desenvolvimento local e fraco tecido social da comunidade. Durante décadas, diferentes governos aplicaram múltiplas políticas e planos de segurança sem obter os resultados exigidos pela população salvadorenha até ao momento.

Esses planos tiveram como fator comum a ênfase no julgamento do crime, deixando de lado as suas causas estruturais. O Plano Seguro de El Salvador (SSEP), na opinião de muitas OSC e várias instituições, incorpora uma visão mais integradora, mas que foi relegada durante a implementação. As Medidas Extraordinárias foram sobrepostas e capturaram a maior parte dos recursos do Estado, perdendo a oportunidade de transformar a realidade da insegurança e as causas que a geram.

Este projeto procura fortalecer a participação das organizações da sociedade civil na monitorização e avaliação do Plano El Salvador Seguro (SSEP) e nas políticas de segurança do novo governo, promovendo propostas e diálogos políticos que afetem a melhoria dessas políticas e dos seus resultados.

País: El Salvador

Quando: 2018-2021

Financiamento: 30 000 €

Beneficiários: 27 Organizações

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



PARCEIROS



Related projects