Promovendo um modelo de apoio integral comunitário para uma juventude resiliente e construtiva

Este projeto veio contribuir para a promoção da cultura de paz e o desenvolvimento em territórios de altos níveis de exclusão em San Salvador.

O Município de San Salvador considera estratégico e prioritário implementar um programa integral de trabalho com jovens em territórios afetados e estigmatizados pela violência, de alta concentração populacional e vulnerabilidade social, com débil tecido social e forte exclusão da juventude.

O mesmo governo central priorizou a abordagem do problema da violência social e da exclusão social da juventude a partir do Plano El Salvador Seguro, mas colocou o ênfase nas ações de perseguição ao delito e com insuficientes estratégias de carácter preventivo.

É o momento da prevenção, pois sem políticas públicas de inclusão, a partir do nível comunitário e em articulação com outros atores, não é possível erradicar a violência e promover o desenvolvimento humano e territorial. O município considera os/as jovens como cidadãos e sujeitos de direito; pelo que este Modelo de trabalho se orientará para isso, implementando-se através deste projeto e continuando como programa permanente.

O projeto veio permitir que o município de San Salvador fortalece as suas capacidades para a implementação de um modelo de apoio sistemático a jovens em situação de risco social, 4 Centros Comunitários de Apoio Integral às Juventudes em situação de vulnerabilidade para fortalecer a sua capacidade de resiliência, jovens em situação de risco social foram reinseridos no sistema educativo e ingressam à atividade laboral através de empreendimentos ou empregos dignos, bem como jovens participam ativamente organizando-se, em grupos mistos ou de mulheres, dialogando e incidindo sobre instâncias tomadoras de decisão a nível comunitário, municipal e nacional a favor dos seus direitos.

País: El Salvador

Quando: 2016-2019

Financiamento: 965 900 €

Beneficiários: 16 609 pessoas

 

 

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



PARCEIROS


Sem parceiros no projeto


Projetos Relacionados