Projecto Prevenção em Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens no Município de La Unión
O projeto contribuiu para a promoção de uma cultura de prevenção em Saúde Sexual entre jovens dos 15 a 24 anos, adolescentes e jovens em risco na zona de Porto de Cutuco, em La Unión.
Sendo uma região fronteiriça e portuária, o Departamento de La Unión é uma área com alta circulação de pessoas dedicadas a atividades comerciais e turísticas, o que a torna vulnerável a uma alta incidência de prostituição, exploração sexual (incluindo de menores) e tráfico de seres humanos.
Nesta zona, 42% das mulheres é mãe antes dos 20 anos e a taxa de fecundidade, de 104 nascimentos por 1000 mulheres de 15-19 anos, é consideravelmente superior à média da América Latina e Caribe (80 por 1000 mulheres). Além disso, cerca de 40% das primeiras gravidezes não são planeadas, o que dá origem ao abandono escolar ou à não reintegração no trabalho. Outro fator que contribui para esta situação é a falta de políticas públicas articuladas entre os atores sociais com responsabilidades para isto (Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Polícia Nacional Civil, autoridades locais, etc.).
Assim, as ações desenvolvidas neste projeto visam contribuir para a promoção de uma cultura de prevenção (informação e sensibilização) de Doenças Sexualmente Transmissíveis entre jovens de 15 a 24 anos, de modo a diminuir os riscos aos quais estão expostos. As atividades implementadas promovem o fortalecimento das capacidades municipais para o desenvolvimento de políticas públicas nesta temática, através da formação de funcionários públicos que trabalham em diferentes áreas dos municípios.
Localidade: Porto de Cutuco, La Unión
Quando: 2010-2013
Financiamento: 554 244 €
Beneficiários: 34 045 pessoas