Implementação de um sistema multi-ameaça de coordenação e resposta a desastres naturais na Micro-região Centro de Ahuachapán, El Salvador – Dipecho II
Este projeto tinha como objetivos centrais a prevenção e preparação de catástrofes e o fortalecimento de atores sociais. Para isto, as ações desenvolvidas visavam contribuir para a redução do impacto causado pelos desastres naturais sobre a população vulnerável, melhorando a sua capacidade de informação, coordenação e resposta rápida a catástrofes.
Para alcançar isto, foi instalado um sistema micro-regional de informação, monitorização e alerta rápido estabelecido com enfoque em multi-ameaças; foi reforçada a capacidade de preparação local para desastres por parte das comunidades mais vulneráveis; reforçada a capacidade institucional de resposta a desastres, em coordenação com instituições Provinciais e nacionais de gestão de risco; foi disseminada informação sobre gestão de risco ao nível local, micro-regional e nacional, dentro do enquadramento de iniciativas de comunicação e sensibilização pública.
As áreas onde está a ser implementado são predominantemente rurais, vivendo a população essencialmente de colheitas de subsistência e café. A fragilidade das políticas de desenvolvimento local não permitiu a criação de ferramentas de planeamento territorial necessárias para a redução das vulnerabilidades sentidas pelas comunidades. A combinação destas especificidades locais e a fraca capacidade de resposta comunitária faz com que o impacto dos desastres naturais que esta região sofre constantemente seja muito forte.
Localidade: Ahuachapán
Quando: 2008-2010
Financiamento: 405 882 €
Beneficiários: 41 661 pessoas