Moçambique

Educação Ambiental na Ilha de Moçambique

WhatsApp Image 2022-07-12 at 17.44.27

Na Ilha de Moçambique, continua o trabalho local de encontrar soluções para os problemas ambientais, especialmente os plásticos marinhos, de uma forma totalmente participada pela polução local. Como não poderia deixar de ser, a sensibilização dos mais novos faz parte deste trabalho.

Foram realizadas mais atividades de educação ambiental na Escola Secundária da Ilha de Moçambique, cuja participação contou com 45 estudantes.

Normalmente as atividades têm sempre uma parte debate e uma parte prática.

 

Os alunos sugeriram soluções como campanha de limpezas no mar, fiscalização nas praias, substituição de sacos plásticos por sacos feitos de capulanas, sensibilizações nas comunidades. No final, juntos, na praia recolheram mais de 10kg apenas de plásticos!

No final, ainda foi feito o trabalho de armazenamento nos serviços urbanos do conselho municipal da cidade.

 

Solução Participada para Plásticos Marítimos é um projeto URB-África/ UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em parceria com a APETUR – Associação de Pequenos Empresários de Hotelaria e Turismo da Ilha de Moçambique, CAIRIM da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, Ensaios e Diálogos Associação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UniLúrio e Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, cofinanciado pelo Camões, I.P.

 

WhatsApp Image 2022-07-12 at 17.44.27

 

WhatsApp Image 2022-07-12 at 17.44.33

 

WhatsApp Image 2022-07-12 at 17.44.30