Sabia que a produção e incorporação de biocombustíveis, nomeadamente biodiesel presente no gasóleo, que abastece o seu veículo, pode causar a destruição de florestas, contribuir para as alterações climáticas e afectar o preço global dos alimentos a nível global?
E que para manter a sua produção de consumo atualmente são gastos 6 milhões de euros de dinheiros públicos, ao nível europeu?
A Oikos associa-se à campanha europeia www.stopbadbiofuels.org organizada por várias associações de defesa de ambiente e desenvolvimento para apelar às instituições da União Europeia que é tempo de agir sobre os biocombustíveis que podem contribuir para as alterações climáticas.
Esta petição pretende corrigir a actual lei de biocombustíveis na Europa.
É hora de dizer #STOPbadbiofuels em www.stopbadbiofuels.org
Dê o seu contributo, faça aqui a sua assinatura.
A Oikos também tem vindo alertar para este tema, tendo inclusivamente assinado uma carta, conjuntamente com outras Organizações da Sociedade Civil internacionais, dirigida aos decisores políticos da União Europeia, expressando preocupações relativamente aos custos económicos, sociais e ambientais da atual política de biocombustíveis da UE.
Outras notícias sobre este tema:
Apoios públicos para biocombustíveis de 1ª geração são fardo para economias europeias