Versión completa en español
Defensores e defensoras de Direitos Humanos de diferentes gerações de jovens em El Salvador, dos anos setenta até agora, dialogaram sobre os principais desafios e oportunidades para o movimento juvenil salvadorenho, na sua luta pela defesa da democracia e dos Direitos Humanos.
O evento “Diálogo Intergeracional”, que se teve lugar dia 8 de abril em San Salvador contou com a participação de mais de 90 pessoas, homens e mulheres, independentes e organizados, de diferentes idades e espaços de atuação, que se destacaram pelo seu papel em processos de incidência para a construção democrática e a luta pela paz em El Salvador nas últimas cinco décadas.
Em representação da geração atual de jovens defensores participaram referências de organizações integrantes do projeto “Jovens organizados defendendo os seus direitos”, executado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, ADES Santa Marta e Plataforma Global El Salvador, com o apoio financeiro da União Europeia e do Instituto Camões.
O discurso de abertura esteve a cargo do Senhor Miguel Varela, Chefe da Cooperação da União Europeia em El Salvador e do Senhor Pedro Hernandez, Representante da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento em El Salvador.
As organizações e as pessoas participantes promoveram uma conversa aberta entre gerações de jovens defensores a partir de um espaço crítico e propositivo. Foram retomadas as experiências e conhecimentos gerados em momentos históricos decisivos para o país, para a identificação de aprendizagens e recomendações aplicáveis ao contexto atual.
Com um ano de execução, este projeto dirigido aos jovens conseguiu agrupar mais de 60 organizações diversas de todo o país, integradas por cerca 2,500 jovens, que têm participado no desenvolvimento de diferentes processos de incidência, promoção e sensibilização com diferentes populações.