Comunicado de Imprensa Oikos
19/08/2010
Hoje, dia 19 de Agosto, celebra-se o Dia Mundial de Acção Humanitária. Esta é uma das três áreas de trabalho da Oikos que, a par da Acção Humanitária, actua em Vida Sustentável e Cidadania Global. Para que possa conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Oikos nesta vertente, preparámos um documento com a Actividade da Oikos em Acção Humanitária nos últimos 5 anos
“O trabalho da Oikos em Acção Humanitária não reside apenas no esforço em salvar vidas, aliviar sofrimento ou ajudar a manter a dignidade humana. Para a Oikos, a acção humanitária é a primeira fase de um processo de desenvolvimento, contínuo e sustentável, através do qual as próprias populações desenvolvem capacidades que lhes permitam reduzir as suas vulnerabilidades para resistir e enfrentar os impactos de ameaças externas, sejam elas naturais ou humanas.”
Ricardo Domingos, Director de Operações da Oikos
Nos últimos 5 anos, a Acção Humanitária da Oikos beneficiou:
» 381.752 Pessoas
» 80.282 Famílias
Acção Humanitária: assistência e protecção
Para a Oikos, os dois pilares fundamentais da acção humanitária são a assistência e a protecção. De uma forma geral, toda a acção humanitária contribui para assistir e proteger as pessoas mais vulneráveis perante uma situação de emergência, verificada ou potencial.
Uma emergência é sempre uma situação extraordinária, presente ou iminente, na qual existem ameaças sérias e imediatas à vida humana e/ou aos meios de vida sustentáveis que fornecem o suporte a uma existência digna. Contudo, nem sempre é evidente o que constitui uma situação de emergência. O mesmo fenómeno pode causar impactos muito diferenciados, devido aos distintos graus de vulnerabilidade ambiental, social e económica das populações atingidas.
Em que situações a Oikos desencadeia uma resposta de Acção Humanitária?
Os critérios que habitualmente a Oikos segue no processo de decisão são:
» nível de necessidades, avaliadas segundo referenciais técnicos;
» espaço humanitário, cobertura das necessidades por parte de outras entidades;
» a existência ou não de um apelo internacional ou de um pedido das autoridades locais competentes à assistência internacional;
» a nossa capacidade de intervenção, tendo em consideração: conhecimento do terreno e dos sectores de intervenção prioritários, a existência de recursos financeiros acessíveis, a capacidade operacional própria e/ou através de parceiros locais e internacionais, o acesso às populações mais necessitadas e, finalmente, critérios de segurança para equipas e meios da Oikos.
A resposta humanitária da Oikos em 3 fases
A resposta humanitária da Oikos estende-se por três fases, dependendo das circunstâncias e do momento:
1- Emergência 2 – Reabilitação 3 – Preparação e prevenção de catástrofes
É fundamental, numa lógica de desenvolvimento sustentável, entender a acção humanitária como um inicio de continuum ou como um processo de preservação ou de reparação, no mais curto espaço de tempo possível, das condições e dos meios de subsistência dos mais vulneráveis.
Sobre a Oikos
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.
Contacto para mais informações
Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37
Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas,
Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635