Cuba

Desenvolvimento socioeconómico através de cultura em Cuba

3

O trabalho em Cienfuegos para preservar e valorizar o património cultural e tradicional local em benefício da sua comunidade continua.

No passado mês de novembro, Chiara Vighi, representante da Oikos em Cuba, e  C. Jordi Tresserras Juan, consultor internacional, estiveram presentes no distrito criativo La Gloria, em Cienfuegos.

 

Enquadrado no projeto “Trazo Libres”, que pretende valorizar o património cultural e tradicional local para beneficiar a própria comunidade, participaram em diálogos sobre os processos de comunicação da iniciativa e realizaram visitas às instituições locais que integram este projeto. Visitaram trabalhadores autónomos, projetos de desenvolvimento local e outros atores económicos da região que contribuem para o crescimento económico de Cienfuegos.

 

Desta forma, puderam experienciar aquilo que já é feito na “Zona Criativa Trazos Libres”,  que é exemplo do modelo sustentável de desenvolvimento socioeconómico para a comunidade.

 

Esta iniciativa insere-se num projeto de cooperação internacional entre a Oikos e o governo de Cienfuegos e é cofinanciado pela União Europeia e o Instituto Português Camões.

 

Cienfuegos, a Oikos e os seus parceiros, sonham com um futuro de bem-estar para todos, por meio de projetos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos. A partir do modelo de cidade criativa, queremos promover a cultura e a capacidade criativa dos agentes locais como um ato de desenvolvimento local inclusivo.

 

3   

 2