Portugal

«Desenha-me um direito!» – Comissão lança a 4.ª edição do seu concurso de cartazes para jovens no âmbito do 20.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

RAPID – EDIÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DA COMISSÃO EUROPEIA EM PORTUGAL
Bruxelas, 20 de Novembro de 2009

O 20.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança é o tema de um concurso de cartazes hoje lançado pelo Vice-Presidente Jacques Barrot. Os jovens europeus entre os 10 e os 18 anos são convidados a desenhar um cartaz sobre um dos direitos consagrados na Convenção. O objectivo do concurso é garantir que estes jovens europeus conheçam melhor os seus direitos e que estejam melhor preparados para os defender.

«Garantir e promover os direitos das crianças é a melhor forma de celebrar o 20.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, afirmando ao mesmo tempo um valor europeu fundamental», declarou o Vice-Presidente Barrot.

«Trabalhar em grupo na Convenção sobre os Direitos da Criança dará aos jovens um melhor conhecimento dos seus direitos, permitindo-lhes assim invocá-los sempre que necessário. Parafraseando Antoine de Saint-Exupéry, um grande sonhador do nosso tempo, lanço-lhes portanto o convite


«Desenha-me um direito!».

As crianças e adolescentes que desejem participar no concurso terão de conceber um cartaz que ilustre um dos direitos consagrados na Convenção. Os participantes serão divididos em duas categorias etárias (10-14 e 15-18 anos) e terão de trabalhar em equipas de pelo menos quatro membros (supervisionadas por um adulto).

As contribuições serão avaliadas em primeiro lugar a nível nacional e os prémios serão atribuídos às três melhores equipas em cada categoria, em cerimónias a realizar nos seus países de origem no início de Abril de 2010.

Os vencedores do primeiro prémio nos concursos nacionais competirão numa segunda ronda a nível europeu. As três melhores equipas de cada faixa etária serão convidadas a visitar Bruxelas de 8 a 10 de Maio de 2010, para um fim-de-semana inolvidável, e a visitar as instituições europeias, bem como a assistirem à cerimónia europeia de atribuição dos prémios.

Esta é a 4.ª edição do concurso. A primeira edição, realizada em 2006, centrou-se na afirmação dos direitos das crianças em geral, enquanto a segunda, em 2007, teve como tema a luta contra a discriminação. A terceira edição chamou a atenção para o direito das crianças à protecção. A participação tem vindo a aumentar de forma constante ao longo dos anos: mais de 8 000 equipas, ou seja, mais de 40 000 participantes de toda a UE aceitaram o desafio em 2008.

 

Os melhores cartazes serão apresentados nos sítios web das Representações da Comissão nos Estados-Membros e no servidor Europa. Poderão igualmente vir a ser utilizados em futuras campanhas europeias.

Para mais informações visite o sítio web do concurso: www.europayouth.eu

Para mais informações sobre assuntos europeus:

https://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm