FRUTAPARC: Reforço da resiliência comunitária para a segurança alimentar e nutricional através do apoio a sistemas de produção agrícola sustentáveis
Pretendemos reforçar os sistemas sustentáveis de produção alimentar para melhorar e diversificar a produtividade e a adaptação às alterações climáticas nos municípios de Los Palacios e Matahambre, na província de Pinar del Río e na Ilha da Juventude, Cuba.
O projeto responde à vulnerabilidade alimentar em Cuba, agravada por desastres naturais frequentes. Está alinhado com o Plano Nacional de Desenvolvimento 2030, a Lei 148, a Agenda 2030 e o Quadro de Cooperação da ONU. A intervenção decorre em Los Palacios, Matahambre e na Ilha da Juventude, zonas severamente afetadas por fenómenos climáticos.
Procuramos assim reabilitar estruturas produtivas e reforçar sistemas alimentares locais ligados a programas sociais. Pretendemos também reduzir importações, perdas e desperdícios alimentares, fortalecendo a resiliência comunitária. A relevância da intervenção está em consonância com as prioridades da Cooperação Portuguesa e apelos internacionais.
No conjunto, pretendemos:
- Reabilitar 5 infraestruturas produtivas (mini-indústria, sistemas de irrigação e energias renováveis), 80% com medidas de resiliência.
- Aumentar a produção da mini-indústria FRUTCHIPS em +300% para consumo e mercado local.
- Criar 4 pontos de venda e instalar casa de cultivo; +40% no volume de produção apoiada.
- Implementar 5 práticas agrícolas sustentáveis nas cooperativas e comunidades.
- Realizar 43 ações de formação (40% mulheres, 50% jovens) para gestão técnica e produtiva.
- Desenvolver 3 planos de redução de vulnerabilidade.


País: Cuba
Localidade: Municipios de Los Palacios e Matahambre
Quando: NOV 2025 - OUT 2027
Financiamento: 332.398 EUR
PARCEIROS

Sem parceiros no projeto




