Trazos Libres – A contribuição da cultura e da tradição para o desenvolvimento socioeconómico da comunidade

Pretendemos contribuir para a renovação sociocultural e crescimento económico da cidade de Cienfuegos, a partir do modelo de cidade criativa.
 

Em Cienfuegos, há mais de três anos que se tem avançado na construção de um modelo próprio, onde se articulam autoridades locais, a academia e atores culturais, e que preserva e valoriza o património cultural e tradicional local, cada vez mais desconhecido, em benefício da sua própria identidade cultural, de agentes culturais e da comunidade. 

O projeto decorre dos esforços conjuntos de Oikos, do Poder Popular Municipal de Cienfuegos e da Universidade de Cienfuegos, para promover e melhorar uma experiência já existente – a Zona Criativa Trazos Libres – como um modelo sustentável de desenvolvimento socioeconómico para a comunidade através da produção e rentabilidade cultural, integrada num ambiente político e estratégico que contribui para o seu impacto.

A Oikos e os seus parceiros pretendem então contribuir para a renovação sociocultural e o crescimento económico da cidade de Cienfuegos, a partir do modelo de cidade criativa e promover a cultura e a capacidade criativa dos agentes locais em Cienfuegos, como um fator de desenvolvimento local inclusivo.

Pretende-se:

  • Criar um modelo de indústria criativa, inserido no contexto do desenvolvimento local, que promove a integração de grupos desfavorecidos e numa dinâmica de múltiplos atores;
  • Desenvolver capacidades para a implementação de um programa de disseminação e formação cultural, mobilizando artistas, comunidade escolar, população residente e instituições estatais e não estatais;
  • Fomentar o potencial económico de bens e serviços culturais no mercado local e turístico.

País: Cuba

Localidade: Cienfuegos

Quando: 2020-2023

Financiamento: 811 909 €

Beneficiários: 775 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Projetos Relacionados