Indústrias Criativas – uma contribuição para a gestão da riqueza e desenvolvimento sócio-económico local em Camagüey
Queremos contribuir para a dinamização da vida cultural de Camagüey como promotora do desenvolvimento socioeconómico local, com o reforço do seu património cultural partindo da revitalização cultural dos principais espaços públicos do centro histórico.
Cuba está a atualizar o seu modelo social e económico para um esquema mais sustentável que promova a diversificação de formas de gestão e articulação público-privada em favor do desenvolvimento local em qualquer setor de intervenção. Nesta conjuntura, a experiência internacional das indústrias criativas é uma boa alternativa de gestão em áreas de património urbano, que reivindica o papel da cultura como meio de regeneração urbana e agente dinâmico de seu desenvolvimento socioeconómico do local.
Nas últimas duas ou três décadas, as indústrias criativas contribuíram para o fenómeno da recuperação de bairros marginais em áreas economicamente deprimidas e sustentaram estratégias urbanas de sucesso. Muitas vezes, o maior impacto ocorre nos níveis urbano e de bairro, com impacto no desenvolvimento económico local.
Com este trabalho procura-se então contribuir para a dinamização da vida cultural de Camagüey como promotora do desenvolvimento socioeconómico local, com o reforço do seu património cultural, partindo da revitalização cultural dos principais espaços públicos do centro histórico.
São fortelecidas as capacidades dos agentes culturais, económicos e população local, para uma gestão inclusiva e articulada de cinco indústrias criativas nos espaços públicos fundamentais do centro histórico de Camagüey conseguindo:
- Modelo das indústrias criativas incorporado nos instrumentos de gestão do património.
- População residente, agentes culturais e económicos, públicos e privados, integrados em empreendimentos culturais e criativos em espaços públicos do centro histórico de Camagüey.
- Decisores e especialistas ligados à gestão do património do país que valorizam a experiência de Camagüey como uma alternativa viável para a articulação da conservação do património e do desenvolvimento socioeconómico local.
Localidade: Camagüey
Quando: 2019 - 2023
Financiamento: 469 067 €
Beneficiários: 506 pessoas