FOCAL – Fortalecimento de Cadeia de Valor do Leite em 2 Províncias de Cuba
Pretende-se maior e melhor produção de leite para combater a insegurança alimentar e o aumento de rendimento dos produtores em Cuba.
O leite é alimento básico na dieta de diversas culturas ocidentais. Em Cuba, a limitada disponibilidade de leite e de produtos lácteos tem contribuído para a subida de preços destes produtos e, consequentemente, maior dificuldade no seu consumo e compra.
A fraca capacidade de produção, ordenha, armazenamento, conservação e recolha do leite que têm os produtores cubanos repercute-se na diminuição dos rendimentos familiares. Além disso, verifica-se uma reduzida capacidade de processamento do leite a nível local, devido à localização distante dos centros de processamento industrial e à desadequada conservação e transferência do leite, o que aumenta as perdas e diminui a sua utilidade industrial.
As iniciativas desenvolvidas neste projecto procuram combater estas dificuldades e possibilitar um aumento de rendimento para os produtores e, consequentemente, melhor qualidade de vida às suas famílias. Através do fortalecimento técnico – produtivo e de gestão do sector cooperativo, específicamente das Unidades Básicas de Produção Cooperativa (UBPC), foi aumentada a produção e a diversificação dos alimentos produzidos.
Para tal, foram implementadas iniciativas para o melhoramento da conservação e processamento do leite através de uma maior eficiência da rede de recolha e conservação, e da infraestrutura para o processamento local, permitindo a criação de micro-indústrias para o fabrico de queijos de alta qualidade, sendo mais uma opção de produto para comercialização.
Depois de alcançada a qualidade e quantidade de produção desejadas, foram introduzidos critérios de mercado na distribuição e venda a pequena escala, potenciando a capacidade de oferta e venda local do leite e seus derivados.
Localidade: Santi spiritus Camaguei
Quando: 2011 - 2014
Financiamento: 272 715 €
Beneficiários: 22 250 pessoas e 36 Cooperativas