Melhoria dos serviços de saúde primária nas províncias de Santiago de Cuba e Sancti Spiritus
Pretendeu-se melhorar o acesso aos serviços de saúde primária nos municípios de Trinidad, Sancti Spíritu e Guamá, Santiago de Cuba. Para isto, as acções desenvolvidas procuraram contribuir para a implementação dos programas governamentais de assistência sanitária.
Os Consultórios Médicos Familiares (CMF) foram criados pelo governo Cubano em 1989 para melhorar a atenção médica primária.
Contudo, nos anos 90 a grave crise económica que afectou Cuba depois da dissolução da União Soviética prejudicou gravemente a capacidade, por parte das instituições governamentais, de garantir a manutenção e os fornecimentos de materiais e equipamentos necessários para o funcionamento dos CMFs. Além disso, nos últimos anos em Cuba verificaram-se frequentes fenómenos atmosféricos extremos (furacões, tempestades tropicais, etc.) que danificaram gravemente as infra-estruturas sociais do país, sem que o Estado tivesse a capacidade de garantir a reabilitação das mesmas.
Pretendendo melhorar o acesso aos serviços de saúde primária em Santiago de Cuba, com este projeto foram desenvolvidas acções que procuraram contribuir para a implementação dos programas governamentais de assistência sanitária nos municípios de Trinidad, Sancti Spíritu e Guamá. Desta forma, foram realizados os planos de reconstrução dos Consultórios Médicos Familiares (CMF) identificados. Posteriormente, foi realizada a reconstrução e o equipamento básico dos CMF selecionados.
O grande objectivo foi melhorar os indicadores de saúde da população dos municípios beneficiários para a implementação dos programas governamentais de assistência sanitária.
Foram realizados planos de reconstrução dos Consultórios Médicos Familiares identificados, bem como a efetivamente reconstruídos e equipados.
Localidade: Santiago de Cuba Sancti Spiritus
Quando: 2008 - 2009
Financiamento: 121 329 €
Beneficiários: 11 333 pessoas