Restauração das condições de vida da população afectada pelos furacões Gustav e Ike nos municípios de Bahía de Honda e Gibara

Este projecto de Acção Humanitária teve como objectivo melhorar as condições de vida da população afectada pelos furacões Gustav e Ike, das Províncias de Pinal del Río e Holguin. Procurou-se restaurar o acesso a condições de habitação básica, acesso a estruturas de saúde e reactivação da produção agrícola.

As acções combinadas dos furacões Gustav (nível 4 em 5) e Ike (nível 3 em 5), com ventos tremendamente fortes e chuvas torrenciais, praticamente ao longo de todo o território nacional, entre 30 de Agosto de 9 de Setembro de 2008, tornaram-se nos mais devastantes fenómenos meteorológicos na história Cubana, segundo as autoridades Cubanas, causando enormes danos à população, bem como de uma maneira generalizada às infra-estruturas públicas e produtivas.

Acima de 444.000 casas foram danificadas, com particular incidência nos telhados das mesmas. Segundo fontes nacionais, 2.500 centros de evacuação
foram abertos e 2.915.000 pessoas (cerca de 20% da população total) foram evacuadas. Segundo o Vice- Ministro da Agricultura. Alcides Lopez, as perdas ao nível agrícola, floresta e criação de gado, bem como instalações de todos os tipos são muito sérias.

As localidades mais afectadas, por serem mais vulneráveis às chuvas, ventos e inundações, foram: Pinar del Rio, Isla de Juventud, Holguin, Las Tunas e Camaguey.

Foi neste contexto que a Oikos activou um projecto de Emergência de forma a restaurar as condições de vida da população afectada por estes furacões. O objectivo foi essencialmente restaurar o acesso a condições de habitação básica, acesso a estruturas de saúde e reactivação da produção agrícola para as famílias.

Cuba1 Cuba2

No final, conseguiu-se:

  • Reabilitar, de acordo com os padrões internacionais de emergência, de 400 estruturas de habitação em Bahia Honda e 400 em Gibara.
  • Melhorar as condições de habitação e higiene de 800 famílias.
  • Reabilitar 25 unidades de saúde na municipalidade de Gibara.
  • Reabilitar 80 hectares para a produção agrícola de vegetais e várias sementes de ciclo curto, na municipalidade de Habia Honda.
País: Cuba

Localidade: Bahía de Honda e Gibara

Quando: 2008 - 2009

Financiamento: 510 000 €

Beneficiários: 32 300 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Cyberjornal Agosto 6, 2009
Agência Ecclesia Agosto 6, 2009


Projetos Relacionados