Estão abertas candidaturas à admissão de um Coordenador de Projecto e Representante Legal para exercer funções nas Honduras.
CANDIDATURAS:
Enviar por E-mail CV e carta de motivação (em Espanhol), até o dia 7 de Dezembro de 2007, a: Francesco Filippi (departamento de projectos), gap2@oikos.pt .
DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES
TÍTULO: Coordenador de Projecto e Representante Legal
REPORTANDO PARA: Coordenador Geral para a América Central (Nicarágua)
PROPÓSITO DO POSTO:
– Representar legalmente a OIKOS nas Honduras
– Supervisão das acções do Projecto “Cadeias produtivas e gestão dos recursos naturais em zonas de ladeira do município de Pespire, Honduras”.
LOCAL: Honduras, sem prejuízo de deslocações necessárias ao desempenho das suas funções, nomeadamente noutros países da América Central.
PRINCIPAIS FUNÇÕES:
01 Supervisão do Projecto nas Honduras
– Coordenar e integrar as actividades do projecto nas Honduras;
– Negociar com os parceiros locais as actividades a realizar de acordo com a proposta do projecto;
02 Supervisionar a Administração e Gestão do Projecto
– Preparar orçamentos e projectos complementares e submetê-los à aprovação da Sede (departamento de projectos) e do Coordenador Geral da América Central;
– Preparar planos de tesouraria mensais para aprovação do Coordenador Geral da América Central e da sede, seguindo o plano de contabilidade em uso na Organização;
– Velar pela boa gestão financeira do projecto;
– Garantir que os procedimentos administrativos em vigor na OIKOS sejam respeitados;
– Garantir todo o apoio necessário ao trabalho de auditores internos e externos indicados pela sede.
03 Agir como Representante Legal da Organização
– Representar a OIKOS para todas as formalidades necessárias ao estabelecimento legal da organização nas Honduras.
– Auxiliar o Coordenador Geral da América Central no estabelecimento de parcerias estratégicas (alianças, consórcios, etc.) na região, com ONG locais e internacionais, universidades, empresas privadas, que possam aumentar o impacto do projecto da OIKOS junto das comunidades locais e viabilizar a estratégia de longo prazo da organização nas Honduras e na América Central.
– Ajudar a OIKOS no estabelecimento/fortalecimento de vínculos com os Doadores (ECHO/Comissão Europeia, JICA, USAID, Organizações das Nações Unidas, outras ONG Europeias e Americanas, Fundações, etc.) de modo a angariar financiamentos que viabilizem a estratégia de longo prazo da organização nas Honduras e na América Central.
– Acompanhar a evolução social e política do país e da região, bem como as mudanças no quadro das instituições (Estado, Organismos de Investigação/Divulgação/Ensino, Organizações Internacionais, ONG, financiadores, etc.)
– Elaborar reflexões e propor planos de estratégia tendo em vista o futuro da OIKOS no país e na região.
– Analisar as propostas de projectos apresentados à OIKOS por organizações locais, pelo Estado ou pelos financiadores e dar o parecer sobre a viabilidade dos mesmos.
– Identificar e formular, em colaboração com a coordenação regional para América Central e a sede (gabinete de projectos) da Oikos, novas propostas de projectos.
– Assegurar que a propriedade da OIKOS (veículos, equipamentos, espaços alugados, etc.) é preservada e bem gerida;
04 Gestão da Informação e do Conhecimento
– Recolha e tratamento de informação, acerca das actividades do projecto, problemas e soluções encontradas, metodologias aplicadas, aprendizagens e possibilidades de replicação;
– Elaborar relatórios, mensais, trimestrais e anuais de progresso – narrativo e financeiro – que deverão ser enviados ao Coordenador Geral da América Central e ao Gabinete de Projectos em Lisboa, e servirão de base para os relatórios a enviar aos doadores.
05 Cooperação e Reforço Institucional
– Cooperar com os parceiros locais, governamentais e não-governamentais, contribuindo para o reforço das capacidades técnicas do pessoal local e das instituições;
– Cooperar com outros projectos e programas da OIKOS, sempre que tal contribua para a finalidade do projecto.
PERFIL:
– Formação superior;
– Espanhol fluente; Inglês e Português (nível alto, preferencial);
– Experiência anterior no sector (cooperação para o desenvolvimento, ajuda humanitária), em funções similares;
– Conhecimentos das dinâmicas de financiamento das instituições internacionais
– Experiência de gestão de ciclo de projectos
– Experiência em gestão das relações com doadores e outros parceiros (ongs, instituições, etc.);
– Experiência de trabalho no e/ou conhecimento do contexto centro americano (preferencial);
CANDIDATURAS:
Enviar por E-mail CV e carta de motivação (em Espanhol), até o dia 7 de Dezembro de 2007, a: Francesco Filippi (departamento de projectos), gap2@oikos.pt .