Desde 2015, a Oikos desenvolve intervenções em São Tomé e Príncipe nas áreas da conservação ambiental, fortalecimento institucional e promoção de meios de vida sustentáveis, em estreita articulação com comunidades, organizações locais e entidades públicas. A sua ação assenta numa abordagem de gestão social, participativa e emancipatória, valorizando o protagonismo local, a equidade de género, a juventude e o reforço contínuo de capacidades.
A intervenção da Oikos em STP organiza-se em dois eixos programáticos complementares:
• Eixo terrestre (agroflorestal), centrado na agroecologia, restauração de ecossistemas e economia verde;
• Eixo marinho (conservação marinha e costeira), focado na conservação marinha e costeira, gestão participativa de Áreas Marinhas Protegidas (AMP), pesca sustentável e promoção de uma economia azul inclusiva.
A intervenção da Oikos em São Tomé e Príncipe inclui abordagens transversais que promovem organização do tecido social, a igualdade de género, a inclusão social, a proteção ambiental e os direitos humanos, sociais, económicos, ambientais e culturais das populações.
No âmbito desta estratégia, a Oikos, em parceria com a MARAPA e Fundação Príncipe, implementará o projeto financiado pela União Europeia “Developing an effective network of Marine Protected Areas in São Tomé and Príncipe”, destinado a consolidar e operacionalizar uma rede nacional de Áreas Marinhas Protegidas através de uma abordagem de co-gestão, reforço institucional e promoção de atividades económicas sustentáveis.
Para assegurar simultaneamente a coordenação estratégica do eixo marinho e a gestão operacional do projeto, a Oikos pretende contratar um/a Coordenador/a do Programa Marinho.
Consulte aqui os termos de referência para esta vaga.
Como se pode candidatar:
Por favor preencha o formulário “Oportunidades de Trabalho” no site da Oikos selecionando no campo ofertas disponíveis “Coordenador/a de Programa Marinho – São Tomé e Príncipe”. Faça upload do seu CV atualizado e Carta de Motivação (no Campo “Motivo da sua Candidatura”).
Em caso de dificuldade ao preencher o formulário, envie por favor CV e Carta de Motivação para oikos.sec@oikos.pt até dia 27/02/2026
Local: São Tomé e Príncipe
NOTA: Por motivo de gestão de recursos, informamos antecipadamente que apenas serão contactados candidatos previamente seleccionados. Obrigado pela sua compreensão!
Agradecemos antecipadamente o interesse em trabalhar na Oikos.