Notícias Petição Right to Water

Concorda que o direito à água e saneamento seja um direito humano? Então assine por baixo!

No dia 9 de Setembro de 2013, a Campanha “Right to Water” irá parar a recolha de assinaturas e entregá-las às autoridades nacionais para validação. Com mais de 1,6 milhões de assinaturas já recolhidas, a meta de 2 milhões de assinaturas está ao nosso alcance. Estamos quase a atingir as 5 mil assinaturas portuguesas… mas precisamos do triplo!

 

Portugal conta com 4.973 assinaturas, mas o mínimo exigido requerido pela União Europeia para o nosso país é de 16.500 assinaturas. Participe, é tão simples!

 

Se ainda não assinou, faça-o agora aqui: www.right2water.eu

 

Se já assinou, divulgue e partilhe para que mais pessoas o façam! Entre os seus amigos, familiares e colegas de trabalho.

Recolhendo mais assinaturas estaremos a pressionar a Comissão Europeia para que as nossas propostas se transformem em legislação europeia, uma legislação que implemente o direito humano à água e ao saneamento.

 

Na semana passada, a Holanda tornou-se o nono país com mais assinaturas. Espanha, muito provavelmente, ficará em 10º lugar. A Campanha também recebeu um grande impulso em França, na semana passada, quando o escritor Marc Levy e Anne Hidalgo, um candidato a presidente de câmara de Paris declarou o seu apoio. Poucos dias antes tinha sido outro grande sucesso quando Cécile Duflot, ministro francês da habitação e ordenamento do território, fez a sua assinatura na convenção nacional Green Party’s (EELC). Esta foi a primeira vez que um ministro a exercer apoiou uma Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE).

 

Os últimos números por país e o número mínimo de assinaturas exigido em cada país podem ser vistos aqui.

 

Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Eslováquia, Lituânia, Finlândia, Luxemburgo e Países Baixos são os países que já atingiram o número mínimo de assinaturas. Portugal será o próximo?

 

A água e o saneamento são um direito humano! A água é um bem público e não uma mercadoria! Muitos milhões de pessoas continuam a ser privados de água e saneamento limpo, seguro e acessível, até mesmo na Europa. A Comissão Europeia pode fazer algo sobre isso, mas temos NÓS temos que colocá-lo em agenda!

 

Não deixe de promover esta Iniciativa de Cidadania Europeia.

 

A água é um bem público, não uma mercadoria!

 

Assine a petição em: www.right2water.eu.

 

Consulte e promova a página da Campanha no Facebook.

 

Pode ainda imprimir aqui o formulário de recolha de assinaturas, e depois submetê-lo por carta para a morada indicada no mesmo.