Notícias

Comunidade escolar mobiliza-se contra a pobreza

44

A Oikos voltou a associar-te à causa do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. De norte a sul do país, escolas básicas e universidades mobilizaram-se contra a pobreza.

Assinalado a 17 de outubro, a Oikos, mais uma vez, não ficou indiferente a este dia, e de uma forma próxima da comunidade escolar, informou e sensibilizou as crianças, jovens e adultos para a dura realidade da pobreza extrema e para a necessidade urgente de atuar no sentido da erradicação da mesma.

 

A Oikos lançou vários desafios para que, neste dia, fossem organizadas iniciativas individuais ou em conjunto como: “um minuto de silêncio” e/ou “um cordão humano”, e a leitura do “Manifesto contra a Pobreza” que a Oikos sugeriu. Porém, muitas foram as escolas que excederam essas iniciativas e criaram as suas próprias ações. A comunidade escolar demonstrou que acredita num Mundo melhor, que está consciente e disponível para se mobilizar por essa causa.

 

Relatos escritos, que ouvimos, lemos, vimos em fotografias e vídeos podem ser consultados no nosso Facebook.

 

Gostaríamos de descrever aqui todas as iniciativas, das mais pequeninas às maiores, desde os cartazes andantes, às manifestações pelos pátios, leituras do manifesto escrito pela Oikos ou até músicas cantadas que simbolizam tudo o que as crianças desejavam neste dia para um mundo melhor. Sessões fotográficas onde se encarnavam o papel de um sem abrigo ou o lançamento de balões pretos e brancos num ato simbólico para a erradicação da pobreza

 

A Oikos agradece a participação de todos neste dia! É importante que todas as pessoas se manifestem e atuem em dias com este propósito. Afinal de contas, basta apenas um minuto do nosso tempo para um gesto simbólico de combate contra a pobreza.

 

Com a consciência de que somos a primeira geração da história da humanidade com os meios para poder erradicar com a pobreza e a desigualdade, esperamos que este dia tenha sido uma oportunidade para reconfirmarmos o nosso compromisso com a construção de um mundo mais humano, justo e igualitário! Começa em nós, começa em ti!

 

Um obrigado especial à Escola B+S Padre Manuel Álvares, Colégio Vasco da Gama, Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Escola Marquesa de Alorna, Escola Básica Carlos Gargaté, Escola Profissional Gustavo Eifel, Aidglobal, Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Escola das Taipas – Braga, Escola Secundária de Barcelos, Escola E.B. 2,3 Abel Varzim (Agrupamento Escolas de Barcelos), Escola Cenatex de Guimarães , Escola Profissional de Braga, Escola Secundária do Cartaxo, Moju, Colégio de Alfragide, Salesianos de Mogofores- Colégio, Agrupamento de Escolas Febo Moniz- Pré Escolar, Agrupamento de Escolas Febo Moniz, Salesianos de Évora- Colégio, Escola Secundária/3 Santa Maria do Olival, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais , UTAD- Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Secundária da Ramada, Escola Secundária de Caneças, Agrupamento de Escolas D. Dinis, Colégio de Albergaria, Agrupamento de Escolas de Amarante, Escola Secundária D. Inês de Castro, Escola Secundária de Vilela, Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, Agrupamento Escolas de Canedo, Instituto Politécnico de Setúbal- Escola Superior de Saúde, Escola E. B. 2,3/S da Chamusca e Universidade Católica Portuguesa.

 

 

 44  50 

 48  49