Notícias

Como se pode co-habitar de forma sustentável com os ecossistemas marinhos?

A Oikos e os seus parceiros promovem a proteção, uso e gestão sustentável destes recursos através de um envolvimento ativo das comunidades na sua gestão.

As atividades de mobilização e sensibilização são implementadas pelas próprias comunidades e organizadas em Comités Comunitários de Pesca, tendo já sido capacitados 10 Comités que são hoje responsáveis pela implementação de atividades nas áreas de gestão comunitária. Estas áreas, foram delimitadas e são geridas pelas próprias comunidades para que haja uma recuperação destes recursos marinhos e pesqueiros, onde se aplicam medidas de gestão (como as vendas temporárias com proibição de capturas de peixe por um período de 3 a 6 meses), que são acordadas pelas comunidades em diálogo com o governo local.

Com os Comités organizados, a Oikos tem vindo a proporcionar encontros e reuniões de discussão, envolvendo as comunidades, governo local e outros atores locais com interesse nos recursos marinhos, promovendo a elaboração de agendas comunitárias que reflitam as suas reais necessidades.

Agora, damos continuidade a este trabalho com um novo projeto que vai permitir a criação e fortalecimento de 27 Comités e a criação de novas áreas de gestão comunitária para aplicação de medidas lideradas pelas comunidades para proteção dos “seus” recursos e ecossistemas marinhos. Serão ainda reforçadas as ações de sensibilização com um forte envolvimento e capacitação de jovens para que estes se tornem agentes de mudança nas suas comunidades e promovidas atividades geradoras de rendimento alternativas à pesca para que as populações piscatórias se tornem cada vez menos dependentes dos recursos marinhos, garantindo, assim, a redução da pressão sobre o mar.

As populações costeiras estão assim cada vez mais preparadas para co-habitar de forma sustentável com os ecossistemas marinhos!

O projecto é implementado pela Oikos com apoio técnico da Blue Ventures com o Co-financiamento do Camões, IP. e Blue Ventures Conservation