Cuba

Comissão Europeia visita projeto em Cuba: perspectivas futuras “notáveis” do impacto das atividades previstas

O projeto Focal – Fortalecimento de Cadeia de Valor do Leite em 2 Províncias de Cuba, que tem como objetivo principal a melhoria da Segurança Alimentar da população das províncias de Sancti Spiritus e Camagüey, teve sua primeira visita de monitoria e avaliação por parte da Comissão Europeia (CE), principal financiador do projeto.

A avaliação foi bastante positiva, na medida em que a CE acredita que os objectivos traçados, de minimizar a dependência externa em relação ao leite, serão atingidos, tendo sido referido que as perspectivas futuras do impacto das atividades do projeto são notáveis.

 

A estratégia utilizada para promover a sustentabilidade financeira do projeto foi avaliada positivamente, sendo esta baseada em aumentos da produção de leite e, desta forma, o aumento dos rendimentos proveniente da sua venda.

 

Outro dos aspectos mencionados foi a redução da quantidade de leite azedo e a melhoria da sua qualidade através do aperfeiçoamento de algumas técnicas como a cadeia de frio e a melhoria das instalações de ordenha. Verifica-se também que a cadeia de frio prosperou, permitindo a realização de duas ordenhas por dia, aumentando a quantidade de leite produzido.

 

Destacou-se também como ponto positivo, relativamente as atividades de formação, que a metodologia utilizada pela CARE (organização parceira), é bastante participativa, envolvendo todas as partes interessadas. Além disso, a Comissão Europeia referiu que o projeto está totalmente inserido nas estruturas cubanas, contando com um forte apoio político, tanto a nível nacional como a nível local.