Criação de Associação e construção de Centro de Recolha contribuem para maior acesso ao mercado e melhoria dos rendimentos familiares. Através do projecto “Cadeias produtivas e gestão sustentável dos recursos naturais de Pespire”, foi fundada a Associação Pespirense de Produtores Agropecuários Limitada – APRAL.
Esta associação tem como propósito unir os produtores das comunidades de Pespire na sua luta por encontrar uma forma alternativa de comercializar os seus produtos agrícolas e transformados directamente no mercado, e assim obter um rendimento adicional para as suas famílias.
A Associação conta com o apoio de produtores individuais que cultivam grãos básicos, vegetais e frutas crioulas através de técnicas de agricultura sustentável. Também se associaram grupos de mulheres, capacitadas ainda no âmbito deste projecto, que elaboram produtos naturais com um valor acrescentado – champôs naturais, doces, medicamentos naturais, entre outros.
A APRAL está a ser dirigida por uma Comissão Directiva e Comissão Fiscalizadora, integralmente compostas por produtores desta região.
Para alcançar a comercialização alternativa, está a ser construído na vila de Pespire um Centro de Recolha. Este Centro será gerido e administrado exclusivamente pela APRAL e funcionará como uma loja, onde os clientes podem comprar os produtos ecológicos dos produtores, bem como os produtos transformados e doces feitos pelos grupos de mulheres. O Centro servirá também como armazenamento, onde os produtores podem reunir a sua produção e vender em grandes quantidades no mercado, a um preço mais competitivo e vantajoso.
Para garantir a sustentabilidade e o bom funcionamento deste Centro, a Comissão Directiva está a seguir uma formação intensa em gestão empresarial.
A inauguração e abertura do Centro de Recolha está prevista para o final do mês de Abril de 2011, data em que a Associação APRAL dará os seus primeiros passos de forma independente.