Institucionais

“Colocar as Finanças ao Serviço das Pessoas e do Planeta”

Comunicado de Imprensa Oikos
27/05/2013

 

 

“Colocar as Finanças ao Serviço das Pessoas e do Planeta”

 

Este é o apelo que várias organizações da Sociedade Civil global, membros da maior rede mundial, a Social Watch, da qual a Oikos – Cooperação de Desenvolvimento é representante em Portugal, fazem aos líderes dos G20.

 

O Social Watch, através do seu grupo de trabalho que se dedica à reforma e à nova arquitetura financeira global, emitiu esta declaração dirigindo-a: aos Sherpas do G20 que se reuniram no passado dia 12; aos participantes da “Civil 20” que se reunirá nos próximos dias 13 e 14 de junho; e aos líderes do G20 que reunirão em setembro, na Rússia.

 

Com grande qualidade técnica, esta declaração torna claro o conjunto de medidas que deverão ser tomadas para evitar novas crises financeiras decorrentes da especulação financeira desregulamentada.

 

 

Sobre a Social Watch

É uma coligação internacional de organizações da sociedade civil que monitoriza os compromissos e avanços efetivos das políticas de erradicação da pobreza e equidade de género dos governos e organismos internacionais. Anualmente é produzido um relatório “Social Watch/Observatório da Cidadania” que inclui informação apenas de alguns países em que existem “watchers”. As partes relativas a esses países são fruto de investigação dos “watchers” locais. A Oikos a única instituição portuguesa membro desta coligação. www.socialwatch.org

  

Contato para mais informações:

Marisa David – Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt

Rua Visconde Moreira de Rey, 37
Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635

 

Sobre a Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), que completa 25 anos em 2013, tendo sido constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, o trabalho da Oikos estende-se atualmente por Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.