Os três Centros de Inserção Sociolaboral “Rota Jovem”, na área metropolitana de El Salvador, estão em pleno funcionamento com dinâmicas diárias que contribuem fortemente para a integração social e profissional dos jovens que os frequentam.
Estes centros garantem um serviço personalizado para cada jovem não só ao nível da educação/formação, mas também de motivação e orientação para a sua vida, desde as relações humanas – através de workshops, fortalecimento do trabalho em equipa, actividades culturais e de lazer – às laborais – ajuda na elaboração de currículos, pesquisas de emprego, simulações de entrevistas e roll-play.
Conforme habitual, há uma grande preocupação para que a sustentabilidade deste projecto esteja assegurada. Assim, os espaços onde funcionam os centros – Soyapango, Ciudad Delgado e Apopa – foram cedidos pelas Câmaras destes Municípios. Inclusive, grande parte dos técnicos que trabalham nos centros é já contratada pelas próprias Câmaras. O que se pretende é que, no final do projecto, estes espaços sejam um serviço municipal, a funcionar em pleno para um apoio contínuo aos jovens da área metropolitana de El Salvador.
Em cada actividade desenvolvem-se dinâmicas educativas onde os jovens aprendem a trabalhar em equipa, a ter confiança em si mesmos, mas também a divertirem-se de forma saudável.
Algumas actividades recentes dos Centros “Rota Jovem”… Oficinas de dança e ateliers de música
No centro de Soyapango têm sido realizadas oficinas de dança de diferentes ritmos latinos e africanos.
As aulas foram dadas pelo grupo canadense “Mata Dance”, composto por pessoas de várias etnias e com diferentes formas de expressão corporal.
Em Ciudad Delgado também têm sido desenvolvidas oficinas de rap e hip-hop, onde os jovens podem aprender e conhecer as origens destes ritmos e as mensagens desta categoria musical. Alguns jovens têm até concorrido a alguns concursos de dança locais, ocupando excelentes posições.
Em Apopa, é ainda possível ter aulas de viola e de outros instrumentos musicais. Veja, abaixo, um pequeno momento musical protagonizado por um dos professores deste centro.
Campanhas de sensibilização para HIV/SIDA
Um grupo de jovens do centro de Ciudad Delgado participou numa actividade organizada pela CONASIDA (Comision Nacional Contra el SIDA) e Ministério da Saúde, no âmbito do Dia internacional de luta contra a SIDA, a 1 de Dezembro, intitulada “Educação e sensibilização para VIH/SIDA”.
Seminário sobre Direitos e Deveres Laborais
Continuando a apostar no Serviço Intermediação Laboral, foi realizado o primeiro Seminário sobre ” Direitos e Deveres Laborais”. Decorrido no centro de Apopa na segunda semana de Dezembro passado, foi presidido por Juan Francisco Hernández Castro, actual representante do Ministério do Trabalho designado para a Unidade de Desenvolvimento Económico no Município de Apopa. Este Seminário teve a participação de um grupo de dezasseis jovens (10 mulheres e 6 homens).