El Salvador

Centros Rota Jovem – Capacitação em Ação

Durante os últimos dois anos e meio, os Centros de Inserção  Sociolaboral “Rota Jovem” têm vindo a assumir um papel determinante na abertura de novas oportunidades  para  jovens de San Salvador.

A funcionar desde outubro de 2009 em três municípios salvadorenhos (Apopa, Ciudad Delgado e Soyapango), os Centros contam neste momento com mais de 3.000 inscrições. Desde a sua abertura, os Centros Rota Jovem tem tentado adaptar-se às necessidades dos jovens que os frequentam, assim como da população dos municípios onde estão localizados.

De acordo com o Coordenador deste projeto na Oikos, André Saramago: “Esta iniciativa tem sido um processo de aprendizagem, sempre com o objetivo melhorar e aumentar as oportunidades aos jovens destes municípios”.

 

Levado a cabo pela Oikos, em parceria com as ONG locais Fundación Diagrama e FUNSALPRODESE, visa contribuir com o rompimento do ciclo de exclusão a que estão sujeitos os jovens, num país onde a pobreza, a desigualdade e a violência limitam fortemente os seus processos de crescimento pessoal. Nos Centros encontram apoio, orientação e oportunidades educativas, formativas e laborais que tantas vezes lhes têm sido negadas. Procura-se dar-se ainda uma formação que vai para além das competências técnicas ou profissionais que exige o mercado laboral salvadorenho: incentiva-se a reflexão, promovem-se valores como o respeito, a solidariedade, a tolerância e a responsabilidade, e  impulsionam-se processos de organização juvenil para que eles próprios possam envolver-se na elaboração de políticas publicas que diretamente lhes afetam.

 

Neste processo participam não só os jovens, mas ainda as suas famílias, professores, educadores, pessoal técnico de projeto e das respetivas Câmaras Municipais.  Os Centros Rota Jovem trabalham em coordenação com instituições do Estado Salvadorenho, Universidades, ONGs, organismos de Cooperação Internacional e também com o setor empresarial tendo, neste caso, o objetivo de abrir oportunidades formativas e laborais em empresas privadas. Neste sentido, a relação com o setor empresarial é fundamental na construção de políticas publicas de promoção do emprego.

 

Numa lógica de complementaridade entre os diferentes atores sociais, o grande objetivo é que, no final do projeto, os Centros continuem a funcionar como um serviço publico funcional, eficiente e gratuito para a juventude de Apopa, Ciudad Delgado e Soyapango.

Estes Centros são parte do projeto “Integração social e laboral de jovens em risco em San Salvador”, com duração prevista até finais de 2012.

 

Consulte aqui um balanço das atividades realizadas ao longo de 2011.