A Oikos está a participar na 5.ª edição da ENERTECH – Feira das Tecnologias para a Energia, que se realiza entre 11 e 13 de novembro, no Pavilhão Multiusos ExpoSabugal.
A ENERTECH pretende dar a conhecer o que de melhor se produz na área das energias, da sustentabilidade ambiental e da inovação tecnológica. Este é um espaço de partilha de conhecimentos, catalisador de negócios e de parcerias estratégicas, mas também um local a pensar em toda a família, com um conjunto diversificado de iniciativas para todas as idades.
Estamos a participar dando a conhecer o projeto MAIs – Mulheres Agricultoras de Territórios do Interior, um projeto do qual a Oikos é parceira e participa através do SmartFarmer.
As mulheres agricultoras são um grupo vulnerável, muito invisível, social e politicamente, em particular devido ao envelhecimento, padrões de produção agrícola, organização social (posse da terra, acesso ao crédito, educação, etc.), a que se somam dificuldades associadas às alterações climáticas, degradação ambiental e acesso a novas tecnologias.
Teresa Neves, project officer da Oikos, apresentou o tema de conferência “Cadeias curtas e mercados digitais”.
A organização da ENERTECH é da responsabilidade do Município do Sabugal, em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal, ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, Institutos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda e Universidade da Beira Interior, contando para a promoção do evento com a colaboração de várias entidades institucionais.