TRIAR – Educação comunitária participativa para exercício dos direitos relacionados com a saúde em Municípios pobres dos Departamentos de Oruro, Sucre, Chaco de Tarija e Potosí

Pretendemos contribuir para os processos de participação ativa dos cidadãos no âmbito local no exercício dos seus direitos de saúde, para melhorar os indicadores de saúde na área.

As condições de pobreza predominantes na Bolívia estão relacionadas com a débil participação da população na procura dos seus direitos, nomeadamente os direitos de saúde. Para além de uma atitude conformista e da impotência da população no exercício dos referidos direitos, o sistema de saúde não tem os meios necessários para o seu bom funcionamento, dando origem a uma desmotivação dos recursos humanos.
 
As alterações que o projeto provocou contribuíram para a socialização dos processos de participação dos cidadãos e do controlo social no âmbito local, permitindo que a participação ativa da população se vá transformando numa norma social. Uma participação ativa da população no exercício dos seus direitos de saúde contribuiu para a melhoria dos indicadores de saúde na área, e a pressão que a população passou a exercer sobre os serviços de saúde contribuiu para melhorar a qualidade dos mesmos.
 
Foi particularmente apreciada a atitude horizontal das equipas de campo, o seu domínio das línguas nativas e a sua transmissão de certos princípios dialógicos e modelos para fortalecer a organização e autogestão comunitária. 

O principal alcance do Projeto foi o Módulo educativo, com a sua ênfase acertada em dinâmicas de grupo com estudantes do ensino secundário para trabalhar temas de identidade, território, cidadania e direitos. A capacitação a radialistas foi também um fator de dinamização comunitária bem sucedida.
País: Bolívia

Localidade: Oruro, Sucre, Chaco de Tarija e Potosí

Quando: 2003-2007

Financiamento: 1 018 869 €

Beneficiários: 22 745 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



Projetos Relacionados