Blanca Mendoza não tinha forma de comprar frutas e hortaliças, o que originava problemas de carência alimentar para toda a sua família.
Com a sua horta familiar, esta realidade mudou! Têm agora também as ferramentas e os conhecimentos necessários para aumentar a produção, permitindo-lhes o seu sustento e um aumento do seu rendimento ao vender o que não é consumido.
“Antes deste projeto não tínhamos nada, e muitas vezes não tínhamos forma de comprar frutas e hortalicas. A Oikos deu-nos ferramentas, material e conhecimento para mudarmos a nossa realidade. Já não compramos alimentos a outros, porque podemos vir diretamente à nossa horta colher o que precisamos!”
Blanca reforça a gratidão que sente por dar assim um futuro mais promissor às suas filhas, que aprenderão a valorizar a vida com o foco no que é essencial.
Esta é uma das muitas histórias de vida de famílias apoiadas pelo projeto “Promovendo a Soberania Alimentar”, implementado pela Oikos e UNES. O impacto deste e outros projetos foi apresentado num evento da União Europeia onde se abordou o tema de Cooperação entre a União Europeia e El Salvador.