A Oikos recebeu esta semana o Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes e a sua equipa no bairro da Chota, Cidade da Beira, para visitar alguns dos beneficiários que receberam apoio humanitário através de um dos projetos implementados pela Oikos na resposta de emergência ao ciclone Idai.
O projeto, cofinanciado pelo Instituto Camões e com parceria dos Missionários Combonianos, beneficiou 500 das famílias mais vulneráveis de um bairros mais afetados pelo ciclone, que representam um universo aproximado de 2.500 pessoas, através da distribuição de kits alimentares (bens de primeira necessidade, utensílios de cozinha, produtos de higiene e esteiras) e filtros de purificação de água.
As famílias visitadas são maioritariamente chefiadas por mulheres, com idosos e pessoas portadoras de deficiência ao seu cuidado.
Todas se mostraram muito agradecidas e mostraram o benefício que foi ter o apoio da Oikos, uma vez que tinham perdido praticamente tudo após a passagem do ciclone que devastou este bairro, como milhares de outros.